sexta-feira, 22 de julho de 2011

Financiers


Extremamente delicados. Assim são os financiers. Diz a lenda que eles foram criados no distrito financeiro de Paris e, por serem assados em pequenas formas retangulares, lembravam barras de ouro.
A grande característica dele é o uso da manteiga, a beurre noisette (manteiga marrom), já que ela é aquecida até ficar nesta tonalidade. O sabor que ela empresta ao financier é muito bom.
O verdadeiro financier é feito com amêndoas torradas e moídas. Mas, como eu não tinha amêndoas na despensa, usei a nossa brasileiríssima castanha do Pará ou do Brasil, como queiram. Claro, que eu mudei a essência do bolinho e de acordo com os puristas, ele deixou de ser um financier. Mas, ficou delicioso. Ah! Como ele leva claras em neve, também fica levemente crocante!

Ingredientes
135g de manteiga
3 claras em neve
75g de castanha do pará moídas
144g de açúcar de confeiteiro (como eu queria algo diet, usei aqui quatro colheres de sopa de adoçante para forno e fogão, mas três já ficava bom)
55g de farinha de trigo

Modo de preparo
Derreta a manteiga até ela ficar dourada e reserve.
Bata as claras em neve e acrescente com delicadeza a farinha da castanha, a farinha de trigo e o açúcar de confeiteiro ou adoçante.
Despeje a manteiga derretida sobre a mistura.
Coloque em forminhas untadas e polvilhadas com farinha e asse em forno pré-aquecido até dourarem.

Receita do livro Coleção União - Receitas de Sucesso.

Os financiers podem ser servidos como acompanhamento de sorvetes, mas com geléia também ficam ótimos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário