terça-feira, 21 de junho de 2011

Viva a Focaccia


Adoro fazer pão, mas preciso estar inspirada para fazê-lo. O processo requer paciência, algo que tenho conquistado ao longo dos anos (nem sempre envelhecer é ruim!). Você prepara a massa, espera crescer. Às vezes amassa de novo, esperar crescer novamente e por aí vai. No caso deste pão lindo aí em cima, foram três etapas de crescimento. Mas, valeu cada minuto esperado. A casquinha ficou crocante e o interior muito macio.
A focaccia faz parte do livro 1001 Comidas para Provar Antes de Morrer (da editora Sextante), que vez ou outra dou uma folheada para provar mais um item. Segundo este mesmo livro, este pão é antiquíssimo e foi criado antes da introdução do forno. Era uma massa achatada sobre uma laje de pedra e cozida sob as cinzas quentes. Por isso o nome Panis focacius ou pão da lareira. Claro que hoje não é mais apenas uma massa sem graça e ganhou alguns acompanhamentos, como o azeite de oliva (vai bastante), o sal grosso e o alecrim. Confesso, que esta erva/especiaria ainda está no rol das coisas que quero gostar. Temos tentado alguma aproximação e de forma ainda tímida o tenho incluído na minha cozinha. Depois, então, que soube de algumas histórias envolvendo o alecrim, passei a enxergá-lo melhor - dizem que é a erva da coragem, resgata energias perdidas (?!?!), a falta de auto estima, melhora a celulite (isso pra quem tem....\o/) e é ótimo até no escalda-pés. Enfim, alecrim você quase me conquistou! Já a focaccia entrou na minha lista de pães aprovadíssimos!!!

Um pouco mais de perto. Eu também inclui, mas bem pouco porque queria ficar próximo da receita original, azeitona e tomate seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário