terça-feira, 26 de junho de 2012

Itália II

A Itália me reservou muitas surpresas. Uma delas foi esse prato meio estranho aí em cima. A melhor coisa que eu comi por lá. Foi em Siena. Era um omelete recheado com presunto e queijo, enrolado e fatiado feito um rocambole. Por cima esse refogado/molho de feijão branco -- ou fagioli. Dizem que os toscanos cozinham esse feijão dentro de uma garrafa, que aí vai pra dentro da panela, deixando-os mais macios e aveludados. Não sei se foram assim que preparam esses aí, mas que estavam deliciosos. Ah! Isso estavam meeesmo!


Esses pãezinhos aí foram outro achado. Eu até perguntei para o garçon que doce era esse e ele respondeu apenas "doce". Então, não sei se há um nome específico. Mas, é algo intermediário entre um pão comum e um folhado, bem molhadinho de manteiga e com muita canela. Uma delícia!


Essa carne eu comi em Pisa. A princípio, eu achei que era bovina. Quando chegou à mesa, achei que era frango porque a carne era branca. Por fim, cheguei à conclusão que era carne de porco. Enfim, a casquinha estava híper crocante. E aqueles feijões...Estavam ótimos!!!


Essa degustação fizemos em Castellina - em Chianti. Na propriedade dos Poggio Amorelli. Nos serviram um Vermentino (vinho branco), Chiantis e o Vin Santo. Além disso, provamos pão com azeite de oliva, pecorinos (fresco e com oito meses - adorei os dois!), salame e um vinagre balsâmico com 20 anos e surpreendemente doce!


Esses são os vinhedos de Chiani. As parreiras ainda estão pequenas. Uma paisagem de cartão postal!


Quase quando estávamos indo embora, provamos essa mini degustação de pecorinos. Eram três tipos: o fresco, com um leve apimentado e com nozes. Todos foram molhados naquele potinho de mel e fizeram uma parceira perfeita com as fatias de pera. A Itália vai deixar lembranças com certeza!!!










Um comentário: