segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O tal do buttercream


Quem me conhece sabe que sou totalmente adepta de uma alimentação saudável. Mas, quando fiz o curso de confeitaria tive que incorporar dois ingredientes bem - digamos assim - gordos à minha lista de compras regular: a manteiga e o creme de leite fresco. Não adianta, não há substitutos para os dois em termos de sabor.

Bem, há tempos ouço falar do buttercream, aquela cobertura amanteigada que os americanos normalmente usam como cobertura dos cupcakes. Eu sempre tinha usado outras coberturas, como o chantilly, a de cream cheese ou o ganache. Mas, desta vez resolvi testar o tal do buttercream. Procurando pela web descobri duas formas de prepará-la. Fui de cara na mais calórica. A receita eu tirei daqui http://blog.barradoce.com.br/2010/04/receita-buttercream-basico.html
É manteiga pura e nada mais. Como fiquei com receio de ficar com muuito sabor de manteiga, coloquei canela - já que combinava com os cupcakes de banana que eu tinha feito. Dá uma olhada:


A cobertura tem um textura ótima para se trabalhar e, em termos de sabor, claro que ainda sobra um gostinho de manteiga. De zero a dez eu daria uma nota 7.

A outra receita leva claras e também pode ser encontrada aqui
http://blog.barradoce.com.br/2010/11/receita-buttercream-de-merengue.html
Achei essa melhor. A textura é praticamente a mesma, mas achei ela um tantinho mais leve. Ainda para minimizar o sabor da manteiga, adicionei baunilha e uma colher de licor de cappuccino, pois a usei para cobrir um bolo de chocolate (desculpa...mas, sem foto...). De zero a dez eu daria até um 8. Lembrando, claro, que ao usar claras de ovos tenha cuidado. Compre ovos apenas em supermercados ou claras pasteurizadas. ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário