domingo, 29 de julho de 2012

Um passeio em Portugal

Aqui mesmo em Curitiba existe um pedacinho de Portugal. E não precisa ir muito longe. Na Chile, esquina com a Nunes Machado está a Mercearia do Português. Passei esses dias lá para almoçar e gostei.

De entrada essa simpática saladinha. Nada exagerada para não "estragar" a fome. Mas, como queríamos nos esbaldar no bacalhau, também pedimos os tradicionais bolinhos.

Olha um pedacinho da maldade. Sinta os fiozinhos do bacalhau....

Eu fui de bacalhau em lascas com polenta cremosa. Uma delícia. Mas, esqueça aquela polenta italiana da mamma. Essa era bem levinha, talvez para não brigar com o sabor pronunciado do peixe. Vinham também pimentões e deliciosas azeitonas pretas. O acompanhamento eram legumes cozidos.

O excelentíssimo foi de Bacalhau à Gomes de Sá - com batatas, cebolas, ovos cozidos e pimentões. O arroz era o acompanhamento.

Para adoçar a boca, o Pastel de Coimbra - que leva doce de ovos (amo de paixão!!), amêndoas e é "revestido" com essa espécie de massa folhada. Apesar do doce de ovos, foi de uma leveza só. As sobremesas são uma atração à parte. Tem pastel de Belém, de Santa Clara e de Tentúgal. Mas, pergunte para o garçom qual é a diferença porque eu perguntei e esqueci logo depois de chegar a minha sobremesa rsrsr.
Ao final, tive a certeza de ter feito uma refeição saudável (ué, leva peixe e azeite de oliva...), saborosa e muito bem servida. Ah! E num clima bem agradável. Espero poder voltar à noite, dessa vez para comer as alheiras - linguiças feitas com pão, carne suína e frango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário