terça-feira, 29 de março de 2011

A minha tarte tatin

Vamos a um pouco de história? Conta a lenda que a tarte tatin teria sido fruto de um erro culinário. Uma das irmãs Tatin, Stephanie, que cuidava do hotel Terminus em Lamotte-Beuvron, na região do Loire, acidentalmente tinha colocado as maçãs na torta antes de colocar a massa por baixo (será que ela estava apaixonada, por isso avoada? Com muitos problemas? Ou queria testar algo novo mesmo?) Na hora de servir, ela havia virado a torta e deu no que deu. Outra história conta que as irmãs Tatin apenas faziam excelentes tortas na região. Eu prefiro a primeira versão, mais romanceada. Mas, vamos à receita.
A base é a famosa patê sucrée. Está com pressa? Pode usar a massa folhada comprada pronta mesmo que também fica muito boa.

Ingredientes
250 g de farinha de trigo
85 g de açúcar de confeiteiro
1 ovo
125 g de manteiga em pomada
25 g de farinha de amêndoas (não é por nada não, mas esses dias fui comprar a farinha e ela estava mais cara do que as lâminas. Então, se vc tem um processador, compra as lâminhas - já sem pele - e processa que sai mais em conta)
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha (aquele meu que está escondido e sendo agitado um vez por semana, vai bem, obrigado, mas ainda não está pronto)
raspas de limão (não usei)

Bata a manteiga com o açúcar de confeiteiro. Adicione a farinha de amêndoas, o sal, a baunilha e o ovo até incorporar bem cada ingrediente. Junte a farinha de trigo sem mexer muito. O segredo desta massa e encostar o menos possível a mão por causa do calor delas. Forme uma bola e leve à geladeira por pelo menos uma hora.

As maçãs
Como eu usei meia receita que deu quatro tortinhas destas aí debaixo, usei apenas uma maçã cortada em cubinhos (descascada, por favor), uma colher de manteiga e açúcar (fui meio de olho, mas deu mais ou menos uma xícara). Deixei o açúcar caramelar. Qdo ele começou, adicionei as maçãs e ao final a manteiga.

Como fazer a torta
Disponha as maçãs carameladas em uma forma com fundo removível. Eu não untei, mas senti certa resistência nas laterais da forma. Abra a massa no formato da forma e coloque sobre as maçãs, apertando dos ladinhos para envolvê-las um pouco. Asse e ainda morna, vire a forma. Voilà!


Só tem um segredinho aí. Essa aí de cima é diet. Não tem nada de açúcar. Porque sim, eu adoro docinhos, mas não, não quero ficar fofinha. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário