domingo, 1 de maio de 2011

Etapas de um processo

O pão de ló é a massa de bolo mais versátil que existe. Como é neutro, aceita qualquer recheio. E, como é neutro também pode ser saborizado conforme sua vontade. Por exemplo, adicionando rum (ou essência), qualquer outra bebida alcóolica, chocolate em pó (diminua a farinha neste caso porque vc estará adicionando mais um ingrediente seco), essência de baunilha (o sabor mais comum, mas não menos gostoso), gotas de chocolate (passadas na farinha ou deixadas uns 5 minutos no freezer para que ao assar não fiquem na parte debaixo do bolo), coco, nozes e a quantidade de opções é imensa.

Tem gente que bate as claras e gemas juntas. Eu prefiro bater primeiro as claras e depois adicionar aos poucos as gemas. Bata bem para ficar aerado. Uma dica: sempre que bater claras tenha a certeza que seu bowl está totalmente livre de gordura, senão elas não crescerão. Também valem aquelas dicas de mãe/avó de colocar um tiquinho de sal ou um pouquinho de suco de limão para elas crescerem. Qto à proporção, eu uso as mesmas para todos os ingredientes. Exemplificando: quando uso cinco ovos, uso cinco colheres de açúcar e cinco colheres de farinha. Ah! Eu não coloco fermento em pó. E por favor, quando colocar a farinha, mexa de-li-ca-da-men-te debaixo para cima, para que a massa não perca o aerado.  
Antes de começar o processo do pão de ló, sempre deixo as assadeiras prontas. Isto é, forradas com papel manteiga e o forno pré-aquecido a 180 graus. Aliás, um mis en place (quando você deixa tudo arrumadinho e à mão para o preparo de uma receita) é essencial. Portanto, também deixo os ovos em temperatura ambiente e o açúcar e a farinha medidos e peneirados.

No forno, ele fica cerca de 10 a 15 minutos - vai depender muito do seu forno. ok? Depois, normalmente eu deixo ele descansar. Como cozinha também é magia, quando vc tira o pão de ló do forno ele quase sempre "canta". Observe, ele sempre faz um barulhinho. Só assim, frio e desenformado, ele recebe o recheio e a cobertura que vc quiser. Como ele é mais sequinho, quase sempre eu o umedeço antes de rechear. Aqui, vai da sua vontade. Tem caldinha de açúcar, leite com leite condensado, guaraná. Já vi de tudo, mas prefiro a caldinha de açúcar.

Este foi recheado com brigadeiro mole e coberto com um brigadeiro ainda mais mole e confeitos coloridos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário