terça-feira, 19 de abril de 2011

Biscoitinhos



















Fala a verdade: não tem coisa melhor do que acompanhar o café do que um biscoitinho. E esqueça as calorias porque os amanteigados são os melhores. Sabe aquela crocância que eles têm? Muita manteiga. Então, força na academia - ou na corrida, subida de escada, caminhada, etc. - e renda-se à esse prazer. O legal é que a massinha é bem versátil. Dá pra fazer misturadinho (à esq.), em espiral (à dir.) e até colorido - é só colocar corante, de preferência o gel, ok? Outra coisa, existem inúmeras receitas de biscoitos amanteigados. Essa é apenas uma delas.

Diamantes bicolores - tirada do Cozinha Passo a Passo Chocolate, ed. Larousse

Ingredientes
250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga
150 g de açúcar de confeiteiro
100 g de açúcar cristal - opcional - não usei
1 ovo
20 g de chocolate em pó - de preferência sem açúcar
1 colh. de café de essência de baunilha

Preparo
Trabalhe a manteiga amolecida (não é derretida, mas com consistência de pomada) com o açúcar de confeiteiro e a baunilha. Junte o ovo e misture bem. Incorpore a farinha (sempre peneirada, ok?) e misture até formar uma bola, mas sem trabalhar demais a massa. Divida-a em duas parte e em uma delas acrescente o chocolate em pó. Aqui um parêntese - na receita original diz para deixar em ambiente fresco por 15 minutos. Eu deixei na geladeira mesmo e por meia hora.
Depois abra a massa - branca ou preta, vai depender da "cor" que vc vai querer na face externa do biscoito. Eu abri a preta e depois a branca separadamente e depois coloquei a branca sobre a preta e enrolei como um rocambole. Neste ponto, outro parêntese - na receita original não diz nada, mas deixei o rocambole de biscoito mais uns 15 minutos na geladeira para dar aquela firmadinha, sabe?
Corte fatias com cerca de um dedo de espessura e coloque para assar. São cerca de 15 a 20 minutos a uma temperatura de 180 graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário