domingo, 10 de abril de 2011

Gastronomix II

Flávio Bin* dando muitas, muitas dicas de harmonização

Depois da super aula com o chef Thomas, uma outra super aula. Desta vez de enogastronomia com o Flavio Bin, consultor de vinhos da Porto a Porto e professor do curso de Sommelier do Centro Europeu. Para harmonizar com o prato do Troisgros ele recomenda o Ensaios, da Filipa Pato. Ah! Todos os pratos servidos no Gastronomix tiveram indicações de vinhos que mais harmonizavam. Confira algumas dicas:

Existem três tipos de harmonização: por similaridade, quando o prato e o vinho “combinam”; por contraste (prato mais ácido e vinho mais doce, por exemplo) e prato da região com vinho da região.

Quando o prato levar frutos do mar (ingredientes leves), mas também utilizar manteiga, use um vinho branco mais encorpado.

Queijos fortes como gorgonzola e roquefort vão bem como vinhos de sobremesa. Alguns exemplos: Vin Santo, Sauternes, do Porto ou colheita tardia.

Alguns inimigos do vinho: alcaparra, ovo, alcachofra, muito alho, muita cebola, gengibre, coentro, shoyo. Porém, quando há muitos destes ingredientes, lance mão de um espumante bem seco e seja feliz!

O chocolate era um inimigo do vinho, mas tem se tornado amigo (por favor, chocolates com alto teor de cacau, sim!). Deguste-o com um vinho do Porto Vintage ou um vinho Madeira.

Para sobremesas, use vinhos em que a doçura seja igual ou maior do que a do prato.

O consumo de espumante tem crescido de 15% a 20% por ano. É uma bebida que pode acompanhar um jantar do início ao fim. Ah! E os nacionais têm sim qualidade.

Um brinde?

* Beijo Si!! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário