sábado, 9 de abril de 2011

Gastronomix I

Eu com o chef Celso Freire, que comanda o Gastronomix! Além de ser "o cara", é uma simpatia (deu pra perceber, né! Já o entrevistei e ele é realmente bem legal!)

Hoje o dia foi especial. Último final de semana do Festival de Curitiba e Gastronomix, um espaço mais do que bem pensado para a gastronomia neste festival, tido como um dos maiores, senão o maior de teatro do Brasil.
Gastronomix = muitos pratinhos a provar. Eu provei o mil folhas de pupunha com ceviche de vieira e mousse de haddock, do chef Thomas Troisgros (filho do "que marravilha"); o porquinho com pó de coalho, crocante de laranja e cebola da chef Manu e "o ovo" da Helena Rizzo, do Maní. Tudo maravilhoso e, sim, diferente. Adoro cozinha criativa e mix de texturas e sabores.

 Chef Thomas Troisgros em ação

Além do prato estar muito bom, ele também levanta - e com razão - a bandeira da sustentabilidade. No lugar do palmito juçara, que leva 15 anos para crescer, ele usa o pupunha que leva apenas 18 meses. Cada vez que você usa o pupunha em vez do outro, ajuda a salvar 100 milhões de palmeiras! A base do pupunha, segundo Troisgros, pode ser usada cru, laminada por exemplo, e o restante do palmito em risotos e caldos. No prato do Gastronomix, foram lâminas de pupunha (ah! que não oxida, ou seja, ficam branquinhas mesmo depois de cortadas!). Ele também usou vieiras (de Santa Catarina), mousse de haddock (processa o peixe e mistura com chantilly) e o famoso "caviar" feito com sagu e shoyo, que se prepara cozinhando o sagu até ficar com somente com o centro branquinho, lava, marina no shoyo por 24 horas, lava de novo e acrescenta azeite para dar um pouco de brilho. O prato também levou pimenta dedo de moça, que segundo ele, pai e filho Troisgros adoram! Olha que lindo!


Para finalizar, o "ovo" da chef Helena Rizzo, do restaurante Mani. Era um sorvete de gemas (a parte amarelinha), com espuma de coco (a parte branca, obviamente) e coquinhos caramelados embaixo. De uma doçura e uma leveza digna de uma grande chef mesmo! Uma delícia!

Surpreendente!

Estas fotos e outras mais vc encontra aqui -http://www.flickr.com/photos/gislainebueno/sets/72157626463089646/  - são da minha irmã, fotógrafa, Gislaine. (sou irmã coruja, sim!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário